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- O informe de rendimentos é um dos documentos utilizados para fazer a declaração do Imposto de Renda. O documento, que também é entregue pelas empresas a seus empregados, traz os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto ele pagou de imposto na fonte e quanto contribuiu ao INSS. Ele também pode conter gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa. Consulte o RH da empresa onde você trabalha para saber de que forma (impressa ou eletrônica) o documento será fornecido.

•  O primeiro passo para você saber como declarar o Imposto de Renda é reunir todos os documentos que você vai utilizar nesse processo.

 O Imposto de Renda é a forma do governo saber qual a sua renda anual e ainda analisar se a cobrança dos impostos está correta para seu patamar financeiro. Dessa forma, ao realizar a declaração do IRPF você precisará de alguns  dados, principalmente sobre seus rendimentos e gastos ao longo do ano.

Além de precisar informar seus dados pessoais como CPF, RG e título de eleitor, você vai precisar apresentar alguns comprovantes.

  • Documentos pessoais: certamente, uma das primeiras coisas que você irá precisar são seus documentos pessoais: carteira de identidade, CPF e título de eleitor. Então é importante separar todos eles para consulta e conferência.
  • Comprovante de envio da declaração de Imposto de Renda do ano anterior: se essa não é a sua primeira declaração, você irá precisar do comprovante de envio da declaração do ano passado, que deverá ser incluído no Programa do Imposto de Renda 2019 e poderá adiantar algumas etapas da sua declaração, já incluindo dados pessoais e outras informações importantes.
  • Informe de rendimento do empregador: este documento vale para todas as pessoas que possuem um contrato de trabalho. Se você está nesse grupo, a empresa em que você trabalha tem a responsabilidade de te mandar este documento até o dia 28 de fevereiro, basta procurar o RH ou Departamento Pessoal.
  • O informe de rendimento do empregador é o documento utilizado para mostrar à Receita Federal qual foi seu ganho durante o ano e qual o valor do imposto que foi retido direto na fonte. Isso quer dizer, aquele imposto que já vem descontado no seu salário.
  • Informe de rendimento do seu banco comercial: este documento é enviado pelo banco que você possui conta, e a data limite para envio este ano é 28 de fevereiro. Ele serve para comprovar as operações e transações financeiras que você realizou ao longo do ano. Essas operações envolvem depósitos e saques realizados na sua conta, além de produtos financeiros, como seguros, investimentos e até o rendimento da sua poupança, por exemplo.
  • Informe de rendimento de sua corretora: se você possui algum investimento em corretoras de valores, essa instituição deve te enviar o informe com os seus rendimentos nessas aplicações ao longo do ano. Esse informe é um compilado dos rendimentos mensais, e deve ser enviado pelas corretoras até 28 de fevereiro.
  • Esses comprovantes servem como prova, para que você consiga declarar o que recebeu e o que gastou ao longo do ano. Para começar, você pode separar os documentos que servem para comprovar seus ganhos. Esses documentos são chamados de informes de rendimentos e são utilizados na hora de definir qual valor do imposto você deve pagar.

    Para fazer a declaração do Imposto de Renda, você deve reunir os seguintes documentos e informes de rendimentos:

    Com estes documentos em mãos, você deve providenciar também os comprovantes dos seus bens e de algumas despesas que teve ao longo do ano. Portanto, é importante reunir esses documentos logo no início, para que na hora de declarar o Imposto de Renda, você não deixe nada para trás.

    Vale lembrar que mesmo os investimentos isentos, como Letras de Crédito, e aplicações na Poupança devem ser declarados.